Expectativa de Vendas – Dia das Crianças 2023

O Dia das Crianças caracteriza-se pelo forte apelo emocional e comercial junto ao público infantil. A data aquece o movimento do comércio de bens e serviços dos seguintes segmentos: brinquedos, livros, jogos, vídeos, eletrônicos, vestuário, calçados, artigos esportivos, lazer, entre outros. Além disso, trata-se de um período de lançamentos dos produtos que serão comercializados no final do ano. A partir do dia 12 de outubro, o clima natalino passa a invadir o comércio.

A área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou esta pesquisa com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do estado com vistas a aproveitar o ambiente de negócios gerado pelo Dia das Crianças.

O período que envolve o Dia das Crianças afeta 55,3% das empresas do comércio varejista do estado

27,5% das empresas acreditam que as vendas neste ano serão melhores que as do ano passado. Diversos motivos são elencados pelos empresários para sustentar essa expectativa, sendo que, para grande parte (42,86%), o valor afetivo da data é o principal fator impulsionador das vendas.

13,8% das empresas acreditam que as vendas, neste ano, serão piores, frente ao mesmo período do ano passado. Os principais motivos apontados para essa percepção são crise econômica e queda do comércio.

Das empresas que são impactadas, 40,0% realizarão promoções/liquidações e 29,8% investirão em propagandas. A maioria dessas empresas já estão preparadas, tendo recebido todas as encomendas.

Perfil das Empresas

Nesse ano, 27,5% das empresas acreditam que as vendas serão melhores que o ano passado, enquanto apenas 13,8% acreditam que serão piores. Para 14,0%, as vendas serão iguais.

Para 61,7% das empresas que esperam resultados melhores, suas vendas devem aumentar em até 25%. Já, para aquelas com expectativas de piora, 53,6% acreditam que suas vendas devem variar de até 25% do habitual.

O valor afetivo da data é o motivo mais pontuado entre as empresas que esperam melhores resultados de vendas esse ano. O otimismo aparece em segundo lugar, seguido ainda da observação de que o comércio está se aquecendo, de acordo com 27,3% dessas empresas.

Já crise econômica e queda do comércio são os principais fatores a influenciar num resultado ruim esse ano, de acordo com as empresas com expectativa de resultados piores frente ao ano passado.

Muitas ações para alavancar as vendas serão adotadas pelas empresas impactadas pela data, sendo promoções/liquidações, propaganda, marketing digital e atendimento diferenciado as mais citadas.

Já em relação ao estoque, mais da metade (63,0%) dessas empresas já fizeram seus pedidos e receberam todas as encomendas, enquanto 22,1% não recebeu ainda todo o estoque para a data e 13,2% não realizou os pedidos. O motivo mais pontuado pelas empresas que não realizaram seus pedidos ainda é que deixarão para fazê-los mais próximo da data.

51,9% das empresas impactadas pela data realizam vendas on-line, em que o WhatsApp é o meio de vendas digital mais utilizado, seguido das redes sociais e site próprio.

As vendas on-line chegam a representar até 10,0% do faturamento para 38,5% desses estabelecimentos.

A maioria dos empresários (86,4%) acreditam que o consumidor deixará para realizar as compras no dia das crianças, enquanto 8,9%% acreditam que o consumidor fará suas compras com antecedência.

Ainda, o pagamento com cartão de crédito será a principal forma de pagamento, de acordo com 57,0% dos empresários. Em relação aos presentes, 46,0% acreditam que o consumidor investirá, em média, em presentes com preços que variam de R$50,00 a R$100,00.

Fonte: Núcleo de Estudos Econômicos Fecomércio MG