CNC e Fenacon sugerem melhorias no Simples Nacional ao Ministério do Empreendedorismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) se reuniram com o ministro do Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa (MEMP), Márcio França, para entregar documento com sugestões de melhoria no Simples Nacional.

Entre os tópicos sugeridos, destaca-se o apoio à prorrogação do prazo de adesão ao Simples Nacional para abril ou maio deste ano, tendo em vista as intermitências do eCac e do próprio portal do Simples durante o período de adesão, o que dificultou o trabalho dos profissionais contábeis. Além disso, o documento também trata correções dos limites de faturamento, extinção da obrigatoriedade dos sublimites e impactos da reforma tributária. Leia as sugestões na íntegra.

Documento entregue ao ministro aponta que o Refis para Simples Nacional permitira a sobrevivência de um terço das empresas brasileiras

Realizado em 22 de fevereiro, o encontro reuniu ainda representantes dos sindicatos das empresas de contabilidade (Sescon) de São Paulo e Baixada Santista, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), além do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).

O ministro Márcio França se mostrou aberto às sugestões e destacou que “é preciso ter organização e legislação. Isso nós vamos fazer ainda neste primeiro semestre para tornar o Brasil mais produtivo”. O deputado Paulo Alexandre Barbosa ressaltou a importância da atuação conjunta das entidades representativas do setor econômico, “levando indicações importantes para facilitar a vida de quem empreende e fazendo o País avançar”. Ele também agradeceu a disponibilidade e os encaminhamentos propostos pelo ministro.

Fonte: CNC