Edit

Fundado em 1988, Entidade Sindical de primeiro grau, integrante do Sistema Confederativo da representação sindical - SICOMERCIO, a que se refere o art. 8, inciso IV, da Constituição Federal, com sede av. 15 nº 895, 12º andar

OBJETIIVO PRINCIPAL

Defender as empresas nas relações de trabalho através das negociações coletivas com os sindicatos profissionais

Páscoa 2024: Mineiros esperam alta de 17% nas vendas e consumidores estão atentos aos preços

Páscoa 2024: Mineiros esperam alta de 17% nas vendas e consumidores estão atentos aos preços

11 de mar de 2024

Foco em promoções e bom atendimento mantém comerciantes otimistas para a data

Os empresários do comércio varejistas de Minas Gerais, estão otimistas com as vendas para a Páscoa. Conforme o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 75,0% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício, acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano. Entre os principais motivos que levam essa expectativa de vendas melhores, está o otimismo/esperança (33,3%), ações da loja (25,4%), consumidor mais confiante (17,5%) e aquecimento do comércio (15,95). A data comemorativa tem impacto positivo para 37,5% do segmento alimentício do varejo.

Até a finalização da pesquisa, 41,5% dos comerciantes impactados pela data, já haviam iniciado as vendas de Páscoa. De acordo com eles, os produtos com maior saída, serão:

  • Caixa de bombom (23,9%)
  • Ovo de Pascoa (22,5%)
  • Barra de Chocolate (9,9%)
  • Carnes (8,5%)
  • Peixes (8,5%)
  • Doces, bolos e bebidas de chocolate (4,9%)
  • Ovos de galinha (4,9%)

 

Tíquete médio esperado

O tíquete médio a ser consumido no ano de 2024 em itens da Páscoa deve superar a pascoa de 2023 em 17,4%, conforme as informações prestadas pelos empresários do segmento alimentício do comércio varejista do estado mineiro.

O valor médio a ser gasto no período é de R$ 89,90, segundo os empresários impactados pela data e responderam o intervalo médio que esperam vender no período por consumidor. Já o período de Páscoa do último ano mostrou que o valor médio esperado de venda foi de R$ 76,60 reais. Vale destacar que em torno de 20% dos empresários impactados pela data, em ambos os anos analisados, não quiseram pontuar o valor médio esperado de venda por consumidor.

Em função do valor médio a ser consumido, os meios de pagamento à vista serão mais presentes no período, consolidando 78,7%. O cartão de crédito à vista e o débito, registraram a mesma proporção, com 29,3%, seguido do cartão de crédito parcelado e o Pix, com 15,9% e 13,4%, respectivamente.

Conforme Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, os empresários estão mais otimistas com o período, o que leva a um aumento no tíquete médio para o ano corrente, podemos inferir que esse aumento é reflexo da melhora do ambiente econômico, que conta com a inflação controlada, mercado de trabalho aquecido e taxa básica de juros desacelerando.

Vendas On-line

Ao inferir sobre as vendas pela internet, 44,5% dos empresários impactados pela data, adotam o meio para atender as demandas dos seus clientes, enquanto os outros 55,5% só realizam vendas de forma offline.  Os empresários que realizam vendas por meio da internet adotam os seguintes canais: Instagram (42,9%), WhatsApp (38,3%), Facebook (18,2%) e site próprio (0,6%).

Consumidores atentos aos preços

Os consumidores estão atentos aos preços, é o que os empresários varejistas relataram na pesquisa. Foi apontado que 9 em cada 10 consumidores estão vigilantes aos preços, mesmo que em frequências diferentes. A percepção é que 32,4% dos consumidores sempre realizam pesquisas dos preços, 29,6% pesquisam às vezes, enquanto 28,9% raramente pesquisam.

As compras para o ano corrente devem ocorrer predominantemente na semana da Páscoa. Segundo as empresas impactadas, 74,6% dos consumidores devem comprar na semana da Páscoa, enquanto 21,8% vão comprar com antecedência. A pesquisa ainda revela que 2,1% dos consumidores devem esperar o período pascoal para fazerem as compras.

O período de compra dos consumidores apontado pelo empresário ajuda a compreender a atenção dos clientes aos preços, pois a maioria dos consumidores deixam para ir às compras na semana da pascoa, o que pode indicar que aproveitam o máximo período que antecede para pesquisar preços. E ainda tem uma parcela que vai esperar a data comemorativa passar para aproveitar os preços melhores. Destaca Gilson Machado.

Estratégias para atrair o consumidor

Os empreendimentos impactados pela data, vão apostar em algumas ações para impulsionar as suas vendas, como:

  • Promoções/liquidações: 34,1%
  • Propagandas: 31,1%
  • Atendimento diferenciado: 16,5%
  • Visibilidade de loja: 12,8
  • Diversificação do mix de produtos: 11,6%

 

Quase a metade dos empresários (48,2%) vão usar os canais on-line para fazer divulgações e realizar promoções. Entre estes, se destacam o WhatsApp (93,2%), Instagram (20,5%) e Marketplaces (8,2%).

 

Contratação de mão de obra temporária

Ao serem questionados a respeito de profissionais para atender as demandas das vendas de Páscoa no ano corrente, 5,6% dos empresários que tem impacto decorrente da data, pretendem contratar mão de obra temporária. Em média serão contratados 2 profissionais para compor o quadro de colaboradores atual.

Acesse aqui, a pesquisa completa

 

Fonte: Fecomércio MG

Contato

Associar ao sincomercio