Vendas do comércio em Minas acumulam alta de 2,1% no ano

Por Thyago Henrique

As vendas do comércio varejista em Minas Gerais subiram 0,6% na passagem de setembro para outubro. O resultado vem após queda de agosto para setembro de 0,8%. O desempenho foi acima da média nacional, uma vez que no Brasil houve avanço de 0,4% no período. Os dados são da série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de janeiro a outubro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior, o Estado apresenta avanço no volume de vendas de 2,1%. Já na comparação dos últimos 12 meses, a elevação é um pouco menor (1,4%). Se comparado a outubro do ano passado, a alta é de 4,9%.

Ainda em relação ao décimo mês de 2021, as negociações do comércio varejista mineiro foram puxadas mais uma vez pelo grupo de combustíveis e lubrificantes, que variou positivamente 48,3%. Outra atividade de destaque foi artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 23%. Também apresentaram elevação os segmentos de móveis e eletrodomésticos (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%).

Do lado oposto, o destaque negativo ficou com o grupo de tecidos, vestuário e calçados, com retração de 16,6%. Logo na sequência aparece o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com queda de 14,2%. Houve recuos também na atividade de livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,6%).

Para conferir a notícia completa:

Fonte: Departamento Econômico Fecomércio MG