Copa do Mundo vai movimentar R$ 141 milhões no varejo mineiro, impactando 43% das empresas do setor

Com base nas estatísticas da CNC e em Pesquisa da Fecomércio MG, boas oportunidades para o comércio são esperadas

O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, realizou essa pesquisa com vistas a captar a percepção dos empresários do varejo de Minas Gerais a respeito do período da Copa do Mundo 2022. Nesse sentido, buscou-se avaliar em que medida o desempenho das vendas será afetado com a chegada do mundial, além de avaliar qual será o impacto do período em datas importantes para o calendário varejista, notadamente a Black Friday e o Natal.

Utilizando-se o tradicional rigor estatístico metodológico empregado nos trabalhos do Núcleo, 413 estabelecimentos varejistas foram abordados em todo o território estadual. Além dos objetivos principais supracitados, foram exploradas as estratégias adotadas, a expectativa de ticket médio, além das avaliações gerais a respeito do período

Adicionalmente, para compor esta análise, foram utilizados os dados que compõe estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A um mês do início da Copa do Mundo 2022, a expectativa é de que o evento movimente a economia brasileira. Em Minas Gerais, os empresários do comércio têm boas perspectivas para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do planeta, realizada este ano no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um impacto positivo de R$ 141 milhões no varejo do estado, um aumento nominal de 12,96%, frente ao mundial de 2018.

No ranking geral, Minas ocupa a segunda posição, acumulando 9,5% da receita prevista para o país, atrás apenas de São Paulo (34,9%). A projeção da CNC é de um acréscimo de, aproximadamente, R$ 1,48 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro em função das vendas antes e durante o Mundial.

Essa expectativa de injeção de recursos no estado é confirmada pela Pesquisa “Opinião do Comércio Varejista – Copa do Mundo 2022”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos, da Fecomércio MG. Segundo a pesquisa, cerca de 43% das empresas do comércio estadual acreditam que serão impactadas pelo mundial de 2022.

Pela proximidade com datas importantes para o calendário varejista, os empresários foram questionados quanto a possibilidade de o período afetar as vendas da Black Friday e do Natal. Entre os empresários impactados pela Copa, 47,3% afirmaram que o período irá influenciar as vendas da Black Friday de forma positiva. O impacto é de até 10% nas vendas, para 30,5% desses empresários. As estratégias adotadas, principalmente pelos segmentos de eletrônicos (TVs) e vestuário esportivo (camisas de futebol), podem utilizar o campeonato mundial para a promoção das vendas da data comercial.

Por outro lado, cerca de 16% dos empresários acreditam que as vendas da Copa do Mundo irão influenciar negativamente no desempenho da Black Friday. O impacto de queda nas vendas esperado é de 10% a 25%, conforme 23,9% desses varejistas. A principal preocupação surge no tocante ao processo de transferência da demanda, com consumidores adquirindo bens e serviços antes da data comercial, provocando um efeito ‘esvaziamento’.

Em relação ao Natal, aproximadamente 22% dos empresários creem que o período da Copa do Mundo irá influenciar positivamente nas vendas da data mais importante do ano. O impacto será entre 10% e 25% no volume vendido, para 25% desses empresários. Por outro lado, cerca de 12% dos empresários acreditam que as vendas do mundial irão influenciar negativamente no desempenho do período natalino.

Visando atrair os clientes, a maioria dos empresários irá investir em divulgações e propagandas, seguidas das tradicionais ações promocionais e de liquidações. Pouco mais de 18% dos empresários pretendem investir no mix de produtos e outros 4% concederão brindes ao seu público.

A perspectiva da CNC é de que o ramo de móveis e eletrodomésticos, em que se concentram as vendas de televisores, responda por 34% do faturamento, decorrente do evento. Logo atrás, artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos devem garantir 22% do faturamento. Completam o ranking os segmentos de vestuário e calçados (21%) e hiper e supermercados (17%). Naturalmente, outros segmentos podem se beneficiar do período.

Diante de tais ações, os varejistas acreditam que o gasto médio por consumidor será de R$50,00 a R$100,00 (23%) e R$100 a R$250 (15,8%).

A Pesquisa “Opinião do Comércio Varejista – Copa do Mundo 2022” está disponível em: https://www.fecomerciomg.org.br/news/copa-do-mundo-vai-movimentar-r-141-milhoes-no-varejo-mineiro-impactando-43-das-empresas-do-setor/

Fonte: Departamento Econômico Fecomércio MG