Economia: IGP-DI cai 0,62% em outubro e tem elevação de 5,59% em 12 meses

IGP-DI cai 0,62% em outubro e tem elevação de 5,59% em 12 meses

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou deflação de 0,62% em outubro. Em setembro, a taxa havia sido negativa em 1,22%.
Com o resultado, o índice acumula alta de 4,89% no ano e 5,59% em 12 meses. Em outubro de 2021, o índice havia subido 1,60% e acumulava elevação de 20,95% em 12 meses.
Com peso de 60%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) diminuiu 1,04% em outubro. Em setembro o índice havia recuado 1,68%. O principal responsável por esse avanço foram os combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de decréscimo de 8,46% para uma redução de 1,06%. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), com peso de 30%, subiu 0,69% em outubro, após acréscimo de 0,02% em setembro. As classes de despesa que apresentaram maior elevação foram as de habitação (0,40% para 0,58%), saúde e cuidados pessoais (0,59% para 0,85%), vestuário (0,38% para 0,73%) e despesas diversas (0,04% para 0,19%).

Assinantes do Valor Econômico podem conferir a matéria completa em:

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil