Edit

Fundado em 1988, Entidade Sindical de primeiro grau, integrante do Sistema Confederativo da representação sindical - SICOMERCIO, a que se refere o art. 8, inciso IV, da Constituição Federal, com sede av. 15 nº 895, 12º andar

OBJETIIVO PRINCIPAL

Defender as empresas nas relações de trabalho através das negociações coletivas com os sindicatos profissionais

Black Friday 2022 deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio eletrônico

Black Friday 2022 deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio
eletrônico
Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm), a Black Friday deve movimentar R$6,05 bilhões no
comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões
neste ano. Esse valor, caso confirmado, representará um aumento de
3,5%, frente a 2021.
Setorialmente, as categorias mais aquecidas devem ser de telefonia,
eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda,
beleza e saúde.
Ainda conforme a entidade, o e-commerce cresceu, em média, 3% no
primeiro semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de
2021, abaixo dos 5% previstos. Entre os motivos estão o aumento dos
combustíveis, já que a recente diminuição do preço não se aplicou ao
diesel, que é responsável pela maior parte do transporte de produtos. A
menor oferta de frete grátis também impacta as vendas. Uma pesquisa
da ABComm aponta que o preço do frete pode influenciar até 90% a
decisão de compra de um item nas vendas pela internet.
Para conferir a notícia completa:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/04/black-friday-2022-
deve-movimentar-r-605-bilhoes-no-comercio-eletronico.ghtml
Micro e pequenas empresas criaram mais de 70% dos empregos de
agosto
Em agosto, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis
por mais de 70% do total de empregos criados no país, segundo
levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de
Empregados e Desempregados (Caged). Do saldo de 278,6 mil
contratações no período, 199,6 mil vagas formais foram criadas por

No acumulado do ano, o país gerou 1,8 milhão de empregos, sendo as
micro e pequenas empresas responsáveis por 1,3 milhão (71,7%). As
médias e grandes, por sua vez, criaram 400 mil postos de trabalho, o
que corresponde a 21,5% do total.
Conforme o levantamento, o setor de serviços das micro e pequenas
empresas concentra a maior parte das contratações. Foram 96,2 mil em
agosto, o que representa 35%. Os setores de comércio e construção
civil ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, na criação
de postos de trabalho entre as MPEs.
Para conferir a notícia completa:
https://www.infomoney.com.br/negocios/micro-e-pequenas-empresascriaram-mais-de-70-dos-empregos-de-agosto/
OMC vê forte desaceleração no crescimento do comércio global em
2023
A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê uma forte
desaceleração do crescimento do comércio global de bens no próximo
ano, à medida que os altos preços de energia, taxas de juros elevadas
e custos maiores de alimentos e fertilizantes reduzem a demanda de
importação.
O órgão de comércio com sede em Genebra disse nesta quarta-feira
que o comércio de mercadorias aumentará 3,5% este ano. No entanto,
para 2023, a OMC vê um crescimento do comércio de apenas 1,0%, em
comparação com previsão anterior de 3,4%.
A OMC disse que a incerteza sobre suas previsões é alta. A entidade
forneceu uma faixa de expansão do crescimento do comércio de 2,0%
a 4,9% para este ano e de -2,8% a 4,6% para 2023.

O comércio e a produção continuam afetadas por crises como a guerra
na Ucrânia, o nível do preço de energia, a inflação e o aumento dos
juros nos países desenvolvidos. Em agosto, preços de energia eram
78% mais elevados do que o ano passado, de alimentos 11% mais
caros, dos cereais mais de 15% e, dos insumos, mais 60%.
A demanda de importações deverá, assim, diminuir sob o efeito de uma
desaceleração do crescimento provocado por diversos fatores nas
grandes economias, diz a OMC.
Assinantes do Valor Econômico podem conferir a notícia completa em:
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/10/05/omc-prev-queda-emexpanso-do-comrcio-global-para-1-pontos-percentuais-em-2023.ghtml
Faturas de cartão de crédito simplificadas e com destaque para
informações relevantes tendem a reduzir endividamento, conclui
BC
O Banco Central (BC) está conduzindo um estudo controlado visando
avaliar o poder da informação na organização financeira das famílias.
Segundo a autoridade monetária, faturas de cartão de crédito com
linguagem simplificada e com destaque para informações relevantes
como, por exemplo, a taxa de juros cobrada, têm o potencial de melhorar
o entendimento sobre o produto financeiro, incentivar melhores
decisões e reduzir o endividamento.
Segundo o BC, o cartão de crédito é bastante utilizado no Brasil, sendo
aceito em diversos estabelecimentos como meio de pagamento. Em
2021, a demanda pelo crédito rotativo, acionado por quem não pode
pagar o valor total da fatura na data do vencimento, foi a maior em 10
anos, sendo utilizado, principalmente, por pessoas com renda inferior a
dois salários mínimos. Em média, as famílias têm cerca de 30% de suas
dívidas com o Sistema Financeiro Nacional relacionadas ao cartão de
crédito.
Não se sabe, ainda, se a ideia da informação simplificada nas faturas

será uma recomendação ou uma determinação às instituições
financeiras.
Para conferir a notícia completa:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/05/faturas-de-cartaode-credito-simplificadas-e-com-destaque-para-informacoes-relevantestendem-a-reduzir-endividamento-conclui-bc.ghtml
Indicador antecedente de emprego da FGV chega à máxima em
quase 1 ano
O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil subiu em setembro para
o maior nível em quase um ano, indicando um cenário positivo para o
mercado de trabalho, de acordo com os dados divulgados nesta quartafeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, teve
no mês avanço de 1,5 ponto, chegando a 83,8 pontos, o maior nível
desde outubro do ano passado (87,1 pontos). A indústria apresentou
uma significativa contribuição para o resultado positivo, tendo destaque
para os indicadores de Tendência dos Negócios e Situação Atual dos
Negócios. Em serviços, o indicador de Emprego Previsto também
ajudou, de acordo com a FGV.
Para conferir a notícia completa:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/05/indicadorantecedente-de-emprego-da-fgv-chega-a-maxima-em-quase-1-
ano.ghtml
Mercado & Consumo
Playstation, Motorola Baby e Beauty Box passam a vender no
marketplace da Shopee
A seção dedicada à grandes marcas na Shopee foi ampliada com a
aquisição de Playstation, Motorola Baby e Beauty Box. A chegada
dessas grandes marcas passa a compor o grupo de mais de 300
empresas que já fazem parte dessa seção na plataforma. Com isso, a
Shopee busca fortalecer seu compromisso de oferecer uma diversidade

de produtos e uma experiência segura, fácil e divertida.
A loja da Playstation já está com a pré-venda do jogo God of War, além
dos outros jogos da marca como Gran Turismo 7, Uncharted e o Horizon
Forbidden West, com um cupom de esconto de 10%.
Para conferir a notícia completa:
https://mercadoeconsumo.com.br/04/10/2022/noticiasvarejo/playstation-motorola-baby-chilli-beans-e-beauty-box-passam-avender-no-marketplace-da-shopee/
Marisa e Sebrae se unem para fomentar capacitação de micro e
pequenas empresas
Em busca de desenvolver micro e pequenas empresas, a Marisa,
varejista de moda feminina, anunciou um programa de capacitação
destinado a elas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Sebrae
e subsidiará em 90% o custo do programa, que terá a duração de 18
meses, para os empreendedores selecionados.
O objetivo principal da iniciativa é dar mais instrumentos às pequenas
empresárias para que elas consigam ampliar suas empresas e obter
ganhos em competitividade. Ao todo serão escolhidas 50 empresas
para o programa e será dada prioridade para mulheres
empreendedoras. Nesta fase, serão contemplados apenas os estados
do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.
Para conferir a notícia completa:
https://mercadoeconsumo.com.br/04/10/2022/gestao/marisa-e-sebraefomentam-programa-de-capacitacao-para-micro-e-pequenasempresas/

Os melhores embaixadores de marca são seus próprios
colaboradores
Um dos fatores mais importantes para o crescimento contínuo dos
negócios é a força gerada por uma equipe de funcionários engajados.
São eles que constroem a imagem da empresa, e a manutenção do
entusiasmo e do treinamento, são prioridades para qualquer companhia.
Da mesma forma que 93% das pessoas confiam em informações
compartilhadas por amigos e familiares, as pessoas confiam em outras
através das mídias sociais. Neste contexto, os colaboradores vistos
como confiáveis pelos clientes, se transformam em promotores capazes
de ajudar na construção de uma marca forte. Dessa maneira, conteúdos
digitais produzidos internamente podem gerar economia nos gastos
com publicidade gerando altas taxas de conversão.
Para conferir a matéria completa:
https://www.consumidormoderno.com.br/2022/09/28/melhoresembaixadores-marca-colaboradores/
Por que a Geração Z gosta tanto do TikTok?
Com mais de um bilhão de usuários ativos, o TikTok é a rede social que
mais cresce. Pessoas nascidas a partir de 1996 até 2010, a famosa
geração Z, corresponde a 60% dos usuários da rede. Segundo um
levantamento realizado pela Wallaroo Media, nos Estados Unidos, o
engajamento na plataforma é de, aproximadamente, 26 horas por mês.
No Brasil, uma pesquisa da Opinion Box demonstrou que 6 em cada 10
pessoas acreditavam que nunca usariam o aplicativo e, agora, são
usuários recorrentes.
Mas, qual o segredo do TikTok para atrair e engajar, principalmente
quando se trata da Geração Z? A resposta está no fato de que a geração
Z é avessa a rótulos e procura moldar sua opinião com base em vários
conhecimentos compartilhados nas redes sociais de forma autêntica.

Nesse sentido, a criatividade, que motiva esta geração, associada a
conteúdos dinâmicos e imersivos, são seu ambiente natural.
Para conferir a notícia completa:
https://www.consumidormoderno.com.br/2022/10/03/geracao-z-gostatiktok/
Cancelar serviços pelo WhatsApp: novas regras do SAC entram em
vigor no país
Novas regras para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
passaram a vigorar segunda-feira, dia 3, e prometem atendimentos mais
eficientes ao consumidor. A principal delas é a possibilidade de realizar
o cancelamento de um serviço em qualquer canal de atendimento,
inclusive pelo WhatsApp e redes sociais. Até então, as empresas
podiam determinar que o cancelamento fosse feito em um canal
específico.
Além das alterações relativas ao cancelamento passam a valer
alterações em: alteração no tempo de espera; atendimento humano
(pelo menos oito horas por dia); resposta em até sete dias; suspensão
de cobrança indevida (no momento do contato); fornecimento de dados;
acesso ao histórico de conversas; e índice de solução de problemas
(ferramenta para acompanhar a efetividade do SAC das empresas).
Além disso, órgãos competentes podem adicionar regras.
Para conferir a notícia completa:
https://www.infomoney.com.br/consumo/cancelar-servicos-pelowhatsapp-novas-regras-do-sac-entram-em-vigor-no-pais/

Fonte: Fecomercio MG

Contato

Associar ao sincomercio